" E também conduziram outros dois, que eram malfeitores, para com ele serem mortos. E quando chegaram ao lugar chamado a caveira, ali o crucificaram, e aos malfeitores, um a direita e outro a esquerda." Lucas 23: 1 e 2.
" E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo e a nós. Respondendo porem o outro , repreendia-o, dizendo : Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? E nós , na verdade, com justiça,por que recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez. E disse a Jesus : Senhor, lembra-te de mim quando entrares no teu reino. e disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraiso." Lucas 23:39 a 43
"Foram pois os soldados, e , na verdade, quebraram as pernas do primeiro ao primeiro e ao outro que com ele fora cruscificado; Mas, vindo a Jesus , e vendo-o já morto, não lhe quebraram as pernas." João 19:32,33.
Estes textos, tem me incomodado recentemente, ao meu coração , pois caminham em direção contraria a muitos conceitos que vemos ser pregado aos quatro cantos, dos direitos que o crente tem frente a Deus, ou ao seu Filho Jesus. E quando me deixei levar a aquele momento de crucificação percebi algo extremamente maravilhoso, mas tambem vi um alerta a um perigo que permeia a fé de muita gente, no qual me incluo, sinceramente.
Pois bem, nestes textos acima, temos a seguinte situação, Jesus Cristo, foi crucificado entre dois malfeitores. E cada um destes malfeitores representa um tipo de evangelho, ou um tipo de fé, ou um tipo de esperança. seja lá o termo que você ache mais apropriado.
Ora estes homens provavelmente eram judeus, talvez até fossem comparsas de Barrabás. Tinham ouvido a respeito de Jesus e agora estavam ali ao lado dEle, em uma situação realmente difícil. Sentiam dor, calor, sede, angustia e uma expectativa de morte lenta e inevitável. Seja honesto, se fosse você no lugar de um deles e sabendo que ali diante de seus olhos esta aquele que dizem ser o Filho de Deus, capaz de fazer qualquer coisa. Que tipo de pedido você faria?
Muitas vezes somos crucificados pelos nossos erros, e na grande maioria das vezes, quando estamos em grande aperto, seja financeiro, seja de saúde ou de qualquer outra area que nos traga angustia e dor. Somos o principal responsável por aquilo e temos recebido o que os nossos feitos merecem. No entanto nos voltamos para Jesus e escancarando a boca dizemos : Senhor tira-nos desta situação. Engraçado, que percebo nas orações, que geralmente falamos no plural, tira-nos, como se tivessemos incluindo o Senhor na confusão também. Óh Senhor! Salva-nos !
Mas ai as contas aumentam, a enfermidade piora, as portas se fecham, as aboboreiras dão bicho (esta é para os entendidos) e ai dizemos : Deus não existe, ele se esceceu de mim, Ele não se importa. Sou um pobre e miserável ladrão safado, condenado a morrer numa cruz sozinho, por que Deus não me escuta. Lamento dizer: mas vai mesmo!
No entanto temos o outro malfeitor, tão bandido quanto o primeiro, sofrendo a mesma condenação, o mesmo dano. Porém quando leio suas palavras vejo algo extraordinário: Arrependimento incondicional. Sim, suas palavras me dizem que ele esta consciente que seus erros o levaram até a cruz e por isso se arrepende diante dos homens e de Deus e não condiciona nada ao Senhor, como por exemplo : se o Senhor me tirar dessa eu nunca mais volto para a vida de crime, nunca mais volto ao vicio, nunca mais compro fiado. Não há um condicionamento, há apenas uma confissão, um reconhecimento e uma entrega.
Confissão : Sou pecador e o que passo é consequencia disso.
reconhecimento : Jesus é Rei ("quando entrares em teu reino...")
entrega : lembra-te de mim.
Aquele homem não pediu para a cruz ser removida de sua vida, não jogou a culpa no diabo, nem imaginava na possibilidade de ir para o céu. Seu unico desejo era estar nas memórias do filho de Deus, quando este estivesse em seu reino...ele queria ser só uma lembrança (cara isso é lindo demais !!)
Isso foi tão fundo no coração de Jesus, que Jesus colocou este homem na cabeceira da fila para entrar no paraiso, o ultimo homem a falar com Jesus foi o primeiro a entrar com Ele no paraiso. "Ainda hoje estaras comigo no paraiso". É isso que o Senhor espera de nós, sinceridade para reconhecer a nossa real situação , nos arrependermos incondicionalmente e confiarmos totalmente naquele que é poderoso para fazer muito mais do que aquilo que imaginamos.
Nem preciso lembrar que depois de tudo isso, nosso irmão ex-malfeitor e agora salvo, teve que ter suas pernas quebradas para morrer logo, para não atrapalhar a tradição judaica daquela época. Ou seja, ainda sofreu mais outro tanto. Mas para ele ,naquela hora, pouco importava, gritou sim, da dor que sofreu ao lhe quebrarem as pernas, mas creio que no finalzinho , no fim de suas forças esboçou um leve sorriso e em seus ultimos pensamentos disse: Daqui a pouquinho, estarei com Jesus no paraiso! Que tenhamos a mesma fé ! Amem !!!